Por Justina Sponchiado – CED/UFSC
A partir do estudo de Henning, (2007), temos que:
A Escola Estadual Fundamental Professora Antonieta de Barros, localizada na Rua Victor Meirelles n.11 - Centro de Florianópolis/SC - , contava no primeiro semestre de 2007 com 25 servidor@s, sendo 21 professor@s (13 efetiv@s e 8 ACTs).
Os dados coletados nas fichas de matrícula apontaram que a escola atendia de 252 alunos e alunas da 1ª. a 8ª. séries no período matutino e vespertino, oriundos do Morro da Mariquinha (28%), Mont Serrat (25%), Centro (10%), Morro do Tico-Tico (8%), e outros bairros que não fazem parte do Maciço do Morro da Cruz (11%). Outros bairros de origem das crianças eram as comunidades da Serrinha, Saco dos Limões, Morros do Céu e Nova Trento e Agronômica.
A Escola Estadual Básica Silveira de Souza, localizada na Rua Alves de Brito, n. 334 – Centro de Florianópolis/SC – próximo do Shopping Beira Mara, contava em 2007 com 224 alunos e alunas de 1ª. a 8ª. séries; 28 servidor@s, sendo 23 profesor@s (13 efetiv@s e 10 ACTs). Os índice mais significativos em relação à localização das residências das crianças atendidas, ainda de acordo com o estudo de Henning (2007), eram as comunidades do Morro do Duduco (15%), Morro de Céu (15%), Centro (15%), comunidade Ângelo La Porta (12%), outros bairros fora do MMC e adjacentes (8%). Outras crianças são oriundas das comunidades de Nova Descoberta, Caieira do Saco dos Limões e Saco dos Limões.
Para saber mais:
HENNING, Luciano Augusto. A distribuição espacial dos alunos das escolas integrantes da comissão de Educação do Fórum do Maciço do Morro da Cruz, Florianópolis/SC. TCC do Curso de Geografia do CFH UFSC. Florianópolis/SC, 2007. Orientador: Dr. Luiz Fernando Scheibe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário